Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmara pagará 2,1 milhões pelo “ferry” de 6,1 Milhões


João Peixinho Sexta, 08 de Novembro de 2019

A Assembleia Municipal de Aveiro aprovou na passada quarta-feira à noite uma revisão ao orçamento municipal deste ano para a aquisição de um ferry-boat movido a electricidade, a tempo de apresentar uma candidatura a fundos comunitários do POSER, que permitirá, se for aprovada, uma participação de 50 por cento do custo da embarcação, de 6,1 milhões de euros. Se a candidatura for aprovada, a Câmara conseguirá ainda reduzir o custo em mais cerca de 1 milhão de euros, que a TRANDEV, concessionária da travessias entre o Forte da Barra, na Gafanha da Nazaré e S. Jacinto, transferirá para a Câmara nos próximos 10 anos, por via da poupança energética, manutenção e custos de operação, a conseguir pela troca por uma embarcação a diesel.

Curiosamente, no dia em que a Câmara propôs à Assembleia aquela revisão do orçamento, o ferry teve uma avaria e deverá manter-se inoperacional durante uma semana. Segundo o presidente da Junta de Freguesia, António Aguiar, o ferry voltará a funcionar no próximo dia 14.

O passo seguinte neste processo será o lançamento do concurso público para a concepção e construção da embarcação, prevendo-se que esteja pronto a navegar dentro de dois anos sendo que a sua longevidade é de 25 anos.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu