Queda de aeronave provocou dois feridos graves
A queda de uma aeronave, entre a Estrada Nacional (109) e o Aeródromo Municipal de Leiria, provocou ontem ferimentos graves em dois homens, de 32 e 39 anos, que foram transportados para o Hospital de Leiria.
O vereador com o pelouro da Proteção Civil da Câmara de Leiria, Luís Lopes, revelou ao nosso jornal que os homens “não correm risco de vida”.
Quanto ao acidente, o autarca referiu que a aeronave despenhou-se assim que se preparava para aterrar. “Não sabemos se a aeronave se despenhou, porque embateu no cabo de alta tensão ou se já vinha em queda”, adiantou Luís Lopes, que explicou ao nosso jornal que se encontrava um cabo caído.
“A aeronave acabou por se despenhar entre a Estrada Nacional 109 e o Aeródromo”, salientou.
Uma popular que vive perto do local do acidente, mais propriamente na rua do Ribeiro, em Gândara dos Olivais, relatou ao nosso jornal que se apercebeu do momento em que a aeronave sobrevoava de muito perto a sua habitação, dando conta que “já estava a fazer barulhos estranhos”.
A mulher contou ainda à equipa de reportagem do Diário de Leiria que a aeronave embateu num morro contíguo à EN 109, depois de ter chocado “contra um cabo de alta tensão”.
A testemunha relatou ainda que uma das vítimas conseguiu sair da aeronave pelo próprio pé e “começou a gritar por ajuda”, enquanto que o outro ocupante ficou no interior da aeronave.
Ao nosso jornal, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Leiria, Paulo Grilo, confirmou que um dos ocupantes saiu sozinho, mas o segundo ocupante necessitou de ajuda dos bombeiros. Segundo Paulo Grilo, as causas do acidente são, para já, desconhecidas.
De acordo com o que foi possível apurar, os destroços da aeronave Cessna 150 encontravam-se a cerca de cinco metros da estrada.
À hora de fecho desta edição, a EN 109 continuava encerrada nos dois sentidos, com a equipa de investigação no local. Ao que o nosso jornal constatou no local, pelas 21h00, ainda estava por reestabelecer a energia elétrica.
O Diário de Leiria contactou o Aeródromo de Leiria que não quis prestar mais informações para além do alerta que tinha sido dado.
De referir que o último acidente no Aeródromo de Leiria ocorreu em junho de 2019, provocando a morte de dois homens, de 67 e 41 anos. Neste caso, tratou-se da queda de uma aeronave ultra-leve, seguida de incêndio, que se propagou à floresta.