Lixo de dois centros comerciais desviado de Aveiro para Coimbra
Considerados «grandes produtores» de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), os centros comerciais Forum Aveiro e Glicínias deixaram, recentemente, de poder usar o Centro Integrado de Tratamento, em Eirol, no concelho de Aveiro, da ERSUC, o que fez subir a fatura dos transportes e, naturalmente por isso, gerou preocupações.
Há preocupação com o que está a acontecer devido ao aumento do custo do transporte, no caso do Glicínias, designadamente, cujos RSU que produz passaram a ser enviados para o Centro Integrado de Tratamento de Coimbra, desde que foi impedido de seguir para a unidade de Aveiro, tal como confirmou o diretor-geral do centro comercial, Diogo Filipe, ao Diário de Aveiro.
A despesa com o transporte subiu e a direção do centro comercial está a tentar encontrar uma nova estratégia a seguir perante esta alteração «de um momento para o outro», uma nova situação que considera ser «muito complicada». A ERSUC justificou a mudança, ao diretor-geral, com «motivos técnicos». E, quanto ao futuro, Diogo Filipe não sabe quando haverá uma reposição do serviço, ou seja, o regresso do envio dos RSU ao centro de Eirol, da ERSUC, se isso vier a acontecer.
A direção do Forum Aveiro também confirmou ao Diário de Aveiro que, recentemente, o envio deixou de ser feito para a unidade de Aveiro da ERSUC e aponta para uma operação, de transporte, que «passou a ser mais cara» desde que deixou de ser possível utilizar a unidade de Aveiro».