Equipamentos desportivos da Mealhada munidos com desfibrilhadores automáticos
O Plano de instalação e formação para Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) nos recintos desportivos do município da Mealhada está quase concluído. Estes equipamentos médicos portáteis, adquiridos para as instalações desportivas municipais com atividade mais intensa, já chegaram praticamente a todos os espaços do concelho da Mealhada, refere nota de imprensa camarária enviada ao Diário de Aveiro, acrescentando que o programa, ainda em implementação, integra a instalação dos equipamentos e a formação de trabalhadores da autarquia e de elementos dos clubes que utilizam as instalações, tornando-os operadores de DAE. Ou seja, com capacidade de assegurar manobras de suporte básico de vida e desfibrilhação nos primeiros minutos após a ocorrência de uma paragem cardiorrespiratória e até à chegada do dispositivo de emergência (112).
Depois do Pavilhão Municipal do Luso, a câmara implementou os desfibrilhadores e processo de formação de operadores nos pavilhões municipais de Ventosa de Bairro, da Pampilhosa, da Mealhada Dr. José Vigário e de Barcouço, bem como no Centro de Estágios do Luso, tendo sido colocados no Estádio Municipal Carlos Duarte, na Pampilhosa, no passado mês de julho.
Quanto ao Estádio Municipal Dr. Américo Couto, Campo Municipal Jorge Manuel e Piscina Municipal da Mealhada aguarda-se, por parte do INEM, as respetivas formações de operacionais de DAE para concluir o processo de licenciamento em todos os recintos desportivos geridos pelo município.
O DAE é um dispositivo médico portátil que, em situações de paragem cardiorrespiratória, analisa o ritmo cardíaco e, nos casos indicados, aplica um choque elétrico com o intuito de se restabelecer um ciclo cardíaco normal e evitar, assim, a morte da vítima.