Câmara de Águeda adjudicou sede da Comunidade de Energia Renovável
A Câmara de Águeda adjudicou na reunião de quinta-feira a construção do edifício sede da Comunidade de Energia Renovável (CER), anunciou hoje fonte autárquica.
O edifício será construído no Parque Empresarial do Casarão (PEC), integrado no conjunto de investimentos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), adianta uma nota municipal.
A empreitada foi adjudicada por 2,7 milhões de euros, acrescidos de impostos, e tem um prazo de execução de 365 dias.
No edifício vai ser estabelecido um sistema integrado de gestão contra incêndios com a criação de uma equipa de prevenção e primeira intervenção, que prestará apoio ao dispositivo do sistema de proteção civil.
A sede da CER terá dois gabinetes, sala de trabalho, auditório, instalações sanitárias e sala para baterias, bem como um módulo de segurança contra incêndios (com sala de controlo, instalações sanitárias e vestiários, copa e garagem)
O projeto foi desenhado por forma a que o edifício fique preparado para a eventual construção de um segundo piso, estando prevista a colocação de painéis fotovoltaicos.
A sede da CER é é um dos investimentos que integram a Área de Acolhimento Empresarial, envolvendo uma candidatura aprovada de mais de 20 milhões de euros, que será financiada a 100% pelo PRR.
Prevê, entre outros, a instalação de painéis fotovoltaicos e uma estrutura de armazenamento de energia para autoconsumo, bem como uma “ilha” de qualidade de serviço e estabilidade energética.
Está também contemplada a instalação de sistemas partilhados de abastecimento elétrico de veículos e ainda a melhoria da cobertura de comunicações móveis.
A ligação de fibra ótica, bem como a instalação de contentorização, torre de comunicações 5G e antenas, são medidas previstas nesse domínio.