Última Hora
Pub

ESTAU presta homenagem aos bombeiros

Belga Jaune está a criar figuras de “soldados da paz” no centro de Estarreja, para inscrever no quotidiano quem tem estado «na linha da frente». Festival de Arte Urbana prossegue hoje e amanhã

Os incêndios que têm assolado o Norte e Centro do país sensibilizaram o artista belga Jaune, que, convidado a participar no festival ESTAU’24 – Estarreja Arte Urbana, está a prestar uma homenagem aos bombeiros voluntários, através da sua pintura.
Conhecido pelas suas pequenas intervenções urbanas representando trabalhadores públicos em cenas humorísticas do quotidiano, decidiu alterar o objeto da sua intervenção no evento e as figuras de bombeiros começaram a surgir no centro da cidade e a surpreender quem passa no espaço público, numa forma simbólica de «enaltecer o trabalho» dos combatentes que têm estado «na linha da frente a tentar parar as chamas», como explicou na sua página no Instagram.
Sublinhou que os “soldados da paz” «merecem a homenagem», ainda evocando «os que perderam a vida a proteger as pessoas dos fogos».
Jaune é um artista de “stencil” de intervenção urbana, oriundo de Bruxelas, e é um dos oito novos artistas do roteiro de arte urbana ESTAU.
Este ano, as novas histórias, cores e formas são moldadas pelas mãos de oito artistas: Tellas (Itália) no depósito de água junto da Estação de Comboios de Estarreja; Sojo (Espanha) no Bairro da Teixugueira; Facio (Argentina), com mural em homenagem ao Visconde de Salreu, na Rua Professor Miguel Lemos, em Salreu; Jaune (Bélgica) em vários locais do centro da cidade; Tiago Hesp (Portugal) numa ação participativa com a Associação “Agora Aveiro” no Percurso de Salreu do BioRia; a portuguesa Bárbara R., numa ação comunitária que envolve estudantes de arte da escola secundária em desenvolvimento no mercado municipal; o também luso Bigod num muro da Bondalti ao longo da EN109, numa extensa pintura de 550 metros; e a portuguesa Ana Mak num projeto de educação para a saúde que envolveu alunos do 9.º ano da Escola de Pardilhó e que já pode ser visitado na Rua Padre Garrido.
A Companhia de Música Teatral convida a tocar um instrumento musical coletivo na oficina “Gamelão de Porcelana e Cristal”, na Casa Municipal da Cultura.
Também neste sábado, há visita guiada com língua gestual ao circuito de arte urbana, com ponto de encontro, às 17 horas, no museu Fábrica da História – Arroz. E muita música: “Nino e Viola” atuam às 18.30 horas, no Mercado Municipal, e os “Timeless Postcards”, às 22 horas, na Travessa Dr. António Madureira, junto ao mural “Fora das Margens”, da autoria de Tamara Alves, no parque estacionamento Finanças.
O último dia da edição deste ano do ESTAU voltará a contar com visitas guiadas. A primeira acontecerá às 10 horas de amanhã e será uma viagem pelo roteiro de arte urbana nas freguesias, com ponto de encontro no “Guarda Rios” de Bordalo II, no Parque Municipal do Antuã.
Pelas 17 horas, nova visita guiada com língua gestual ao circuito de arte urbana (ponto de encontro no Museu Fábrica da História – Arroz). E a fechar o domingo, as “Rainhas do Autoengano atuarão, às 18.30 horas, na Praça Francisco Barbosa.

Setembro 21, 2024 . 17:36

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right