Marca “As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” cria formação profissional
A Câmara Municipal da Mealhada informou que a marca “Água/Pão/Vinho/Leitão. As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” vai, no próximo biénio, «reforçar a avaliação do projeto e dos aderentes, criar formação profissional e avançar com um concurso de fotografia».
Decorre, até à próxima segunda-feira, o prazo de candidaturas para novos aderentes ou para a renovação das insígnias do projeto.
Reforçando a qualificação profissional e as medidas de sustentabilidade impressas pelos aderentes, a marca vai, mais uma vez, avaliar um conjunto de indicadores que asseguram a qualidade dos quatro produtos. Esses requisitos/indicadores estão elencados na ficha de candidatura que os interessados poderão formalizar até ao final deste mês em 4maravilhas. cm-mealhada.pt ou no Posto de Turismo e Loja Maravilhas da Mealhada.
Restaurantes, hotéis, cafetarias, assadores, produtores de vinho e padarias poderão renovar ou candidatar-se pela primeira vez às insígnias da iniciativa que promove a qualidade e excelência dos principais ícones da “Mesa da Mealhada”.
Para este novo biénio, está prevista a divulgação de todos os aderentes numa publicação nacional e a entrega de um relatório, sobre aspetos a melhorar, a cada um dos agentes económicos, caso seja aplicável, assim como há a intenção de fazer a avaliação sistemática, quer do projeto, quer dos seus aderentes, através de um “QR code” para inquéritos aos visitantes. Também vão ser realizadas visitas intermédias do júri aos aderentes.
A marca “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” ainda quer avançar com um programa de formação «gratuita e flexível, alinhada com as necessidades dos aderentes», a ser levada a cabo pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.
O presidente da Câmara da Mealhada e responsável máximo da Associação 4 Maravilhas, António Jorge Franco, desafiou os agentes económicos a avançarem para a candidatura, exortando os atuais 29 a manterem a sua ligação à marca e desafiando novos aderentes. «Quantos mais formos, mais forte ficará este projeto, porque a marca já é forte e acaba por ser uma forma excelente e extra para a divulgação dos produtos de excelência que temos na gastronomia do nosso concelho», sublinhou.
Saliente-se que os agentes económicos concorrentes serão visitados pelo júri no próximo mês de outubro, conhecendo-se em novembro os estabelecimentos que poderão ostentar as insígnias do projeto, que serão entregues naquele mês, em data a designar, no decorrer da gala oficial.