Missão da ONU aplaude pedido de cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah
A coordenadora especial da ONU para o Líbano, Jeanine Hennis-Plasschaert, aplaudiu hoje o apelo internacional a um cessar-fogo de 21 dias entre o grupo xiita libanês Hezbollah e Israel, desejando que essa oportunidade seja “aproveitada”.
“Acolhemos com satisfação e aplaudimos o apelo por um cessar-fogo imediato de 21 dias para que a diplomacia possa ter sucesso. Contamos com o apoio inequívoco de todos para que se possa aproveitar esta oportunidade", disse a chefe da missão das Nações Unidas na rede social X.
Hennis-Plasschaert referia-se ao apelo feito pelos Estados Unidos e países aliados como o Canadá, França, Alemanha, Austrália, União Europeia, Itália, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Qatar, que tem também como objetivo promover negociações sobre os reféns israelitas que ainda estão em Gaza.
Estes países sublinharam que um cessar-fogo é imperativo para permitir que os civis dos dois lados da fronteira regressem às suas casas “em segurança”, depois de dezenas de milhares de pessoas terem sido forçadas a abandonarem as suas casas nos últimos dias devido aos bombardeamentos israelitas.
Por outro lado, vários ministros israelitas apelaram hoje ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que não aceite o pedido de tréguas de 21 dias com o Hezbollah.