Adiciona Pub
Graterol Pub
Adiciona Pub
Graterol Pub
Pub

Sítio arqueológico de S. Julião, em Albergaria, vai renascer das cinzas

Os parceiros envolvidos no projeto arqueológico vão reunir para decidir as primeiras ações a desenvolver após a passagem dos incêndios, que varreram a região na semana passada. O encontro está marcado para o dia 7 de outubro

Os incêndios da semana passada atingiram, também, o sítio arqueológico de São Julião, na Branca, em Albergaria-a-Velha, um ponto de passagem do fo­go que ficou «seriamente a­fetado».
As estruturas arqueológicas resistiram, mas não o geotêxtil que as protegeu, assim como o coberto vegetal e o que já estava feito no plano da requalificação ambiental, que integra os projetos de investigação “PRO­BA, PROBA+2” e “VAL-JU - Conservação e Valorização do Sítio Proto-Histórico de São Julião”, promovidos pela Câmara de Albergaria-a-Velha. O vice-presidente da autarquia, Delfim Bismarck, disse, ontem, ao Diário de Aveiro, que o assunto será abordado numa reunião de parceiros para dicidir o que fazer perante as consequências do fogo, no dia 7 do próximo mês de outubro. Na parte arborizada do projeto, será decidido quanto à renovação da cobertura vegetal e reflorestação a desenvolver «o mais depressa possível para voltar à situação que já estava adiantada», como afirmou ao Diário de Aveiro.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Setembro 26, 2024 . 06:07

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right