Eixo de investimento em nova ponte e reparações
O Parque da Balsa, em Eixo, recebeu, ontem, a inauguração de uma ponte nova e a celebração de acordos de financiamento da reparação de rombos no rio - um dos quais em Albergaria-a-Velha, também este assinado no mesmo momento -, enquanto aquela zona de lazer se mantinha em obras, à volta do coreto, onde assinaram os documentos.
Juntaram-se os presidentes das câmaras de Aveiro e de Albergaria e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para o momento dos discursos e assinaturas, antecedendo o atravessamento inaugural da nova ponte. Feitas as contas, o líder da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, disse que tinha acabado de falar de obras de meio milhão de euros. Com o apoio do Fundo Ambiental, gerido pela Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática, o Estado, através da APA, participou com 125 mil euros do custo total da ponte - 300.000 euros. Pretende-se «melhorar a capacidade de escoamento do leito, diminuir a pressão sobre a infraestrutura; estabilizar as margens e prevenir a sua erosão», segundo a autarquia aveirense.
A nova ponte que atravessa a Ribeira da Horta, que flui para o Rio Vouga, foi projetada para resolver «um problema na gestão da rede hidrográfica municipal e de segurança de pessoas e bens». A anterior ponte retinha, entre os pilares, os objetos de maiores dimensões, entre troncos e ramos que desciam a ribeira. Falta, ainda, a sinalização da circulação, o que deverá acontecer «nos próximos dias». Na reparação de rombos, o Fundo Ambiental aplica 43 mil euros na área do município de Aveiro e 40 mil euros em Albergaria.
Em Aveiro, foi no inverno de 2022 que as cheias transpuseram o talude da margem esquerda do Rio Vouga, «inundando os campos agrícolas adjacentes, provocando um rombo com uma extensão aproximada de 100 metros e que agora será reposto», sendo que a obra começou esta semana.
Em Albergaria, António Loureiro, disse que a obra é benéfica, porque sem esta intervenção o estado do solo vai-se degradando, perdendo terreno devido à erosão e com materiais fertilizantes escoados rio abaixo.
Na Balsa, em Eixo, a Câmara de Aveiro investe 154 mil euros em obras de requalificação do parque e do polidesportivo, com novas infraestruturas para «os mais novos e os mais velhos», e em materiais resistentes às condicionantes climatéricas e subida das águas do Rio Vouga».
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: