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Mais segurança para os veículos autónomos

O sistema desenvolvido analisa em tempo real as condições de tráfe­go com base num conjunto de dados

Universidade Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu um sistema de gestão de informação para veículos autónomos e conectados (CAV), que permite otimizar os fluxos de tráfego e melhorar a segurança. Segundo a UA, o sistema desenvolvido analisa em tempo real as condições de tráfe­go com base num conjunto de dados, permitindo a identifica­ção de situações de vulnerabilida­de crítica e a otimização do comportamento de condução dos CAV.
«A tecnologia desenvolvida promete benefícios significativos em diversas áreas, destacando-se a melhoria da qualidade do ar devido à redução das emissões de poluentes», refere a UA, realçando, ainda, os benefícios ao nível da otimização dos fluxos de tráfego, uma vez que o sistema permitirá «uma circulação mais eficiente e menos congestionada» nas cidades, além de contribuir pa­ra a redução da poluição sono­ra, resultando em ambientes urbanos «mais tranquilos e habitáveis».
Esta tecnologia tem ainda vantagens ao nível da segurança rodoviária, sendo que, com a crescente presença de veículos CAV nas estradas, a intervenção humana na condução ten­de a diminuir, o que «po­de re­du­zir significativamente os comportamentos inadequados ao volante, uma das principais causas de acidentes».
O grupo de investigação multidisciplinar, com membros do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, destaca que esta tecnologia possui «um potencial considerável para transformar o futuro da mobilidade urba­na». «A possibilidade de criar cidades mais inteligentes e sustentáveis é real e este sistema de gestão de informação para CAV pode desempenhar um papel fundamental nesse processo», adiantam os investigadores.
Dado o potencial global desta tecnologia para melhorar a segurança rodoviária e os benefícios que pode trazer ao desempenho ambiental da rede automóvel, esta tem sido apresentada em congressos específicos do tema, a empresas nacionais e internacionais e a entidades públicas, tendo já despertado interesse em organizações do setor. Segundo a academia, já foi feito um pedido provisório de patente nacional, para garantir a sua proteção. |

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