Incêndios em Sever do Vouga causam prejuízos de 18 milhões de euros
O incêndio que devastou o concelho de Sever do Vouga em setembro causou prejuízos, de acordo com o mapa de inventariação e valorização de danos e perdas decorrentes de fogos rurais de setembro de 2024 no município, enviado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, no valor estimado em 18 milhões de euros, segundo a autarquia local.
O levantamento dos prejuízos enviado também revela que mais de metade deste valor, cerca de 10 milhões de euros, diz respeito à atividade empresarial, afetando 26 empresas da região.
Os danos nas habitações ascendem a cerca de 290 mil euros, com 19 casas e anexos afetados pelo incêndio. No sector agrícola, os prejuízos ascenderam a 2,5 milhões de euros, abrangendo armazéns, animais, culturas e equipamentos.
Para além dos prejuízos no sector privado, o incêndio consumiu uma área florestal de 4.500 hectares e causou prejuízos no valor de 4,45 milhões de euros em infraestruturas e equipamentos municipais, bem como 345 mil euros nas freguesias locais.
Também as coletividades, instituições de solidariedade social e organizações religiosas sofreram prejuízos que ascenderam a cerca de 500 mil euros.
[…] Diário de Aveiro […]