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Portos de Aveiro e da Figueira da Foz acolhem o 4.º Encontro do projeto “C2IMPRESS”

Hoje, os parceiros debatem o progresso do trabalho desenvolvido nos primeiros dois anos de projeto, organizam o trabalho a desenvolver no último ano e realizam uma visita ao Porto da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho, locais integrantes do projeto demonstrador português

Iniciou-se ontem, em Aveiro, a quarta reunião periódica de parceiros do projeto “C2IMPRESS”, uma iniciativa que conta com a participação estratégica do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz. Este evento, realizado em colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LN­EC), reúne especialistas e “stakeholders” para discutir os avanços do projeto.
A sessão de abertura contou com Eduardo Feio, presidente dos conselhos de administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, que destacou «a relevância» da colaboração entre os portos e a comunidade, sublinhando «o impacto positivo» do projeto no desenvolvimento de soluções inovadoras que aumentem a resiliência às alterações climáticas.
Também durante o dia de hoje, os parceiros debatem o progresso do trabalho desenvolvido nos primeiros dois anos de projeto, organizam o trabalho a desenvolver no último ano e realizam uma visita ao Porto da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho, locais integrantes do projeto demonstrador português.
O projeto em consórcio envolve um total de 16 parceiros e quatro zonas de estudo em países europeus, sendo coordenado, em Portugal, pelo LN­EC. Um dos seus principais objetivos passa por melhorar a compreensão e a consciência dos diversos riscos, para a edificação de uma sociedade resiliente às catástrofes e às alterações climáticas.
A região piloto é constituída é o Centro e serão analisados os impactos dos desastres naturais e os seus riscos, nomeadamente os riscos de cheias fluviais e costeiras, e o impacto dos fogos florestais nos caudais dos rios e na qualidade das águas subterrâneas.
No caso dos portos, será desenvolvido um sistema de previsão e alerta para avaliar o risco de galgamento das estruturas portuárias e costeiras, bem como o risco para a navegação e operações portuárias, o que permitirá às entidades competentes pôr em prática atempadamente medidas de mitigação. O projeto (https:// www.c2impress.com/) é financiado pelo programa-quadro de investigação e inovação Horizonte Europa (HORIZON).

Outubro 9, 2024 . 07:00

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