Estátua do “General sem Medo” recorda a vitória conseguida na então vila
A estátua do Humberto Delgado que é hoje inaugurada, em S. João da Madeira, evoca a vitória do “General sem Medo” no concelho, nas eleições presidenciais de 1958, resultando de um concurso de ideias lançado pela autarquia sanjoanense.
Fica instalada no centro cívico da cidade sanjoanense, no espaço ajardinado situado na confluência da Rua Visconde com a Rua do Dourado, junto à Praça Luís Ribeiro.
O autor, Leonel Moura, salientou que «representa Delgado em pose de saudação, segurando um chapéu na mão», com «referências evidentes»: a pose é reconhecida da campanha eleitoral de 1958 e o chapéu «destaca uma das principais indústrias do concelho».
Dada a escassez de recursos fotográficos, uma vez que, apesar de ser uma figura importante da história portuguesa, há poucas fotografias disponíveis, principalmente com qualidade, o modelo foi criado com o auxílio da Inteligência Artificial e impressão 3D.
Posteriormente, a estátua foi fundida em bronze e pintada de branco, cor que visa «dar maior destaque ao conjunto escultórico, considerando que o edifício que se encontra por trás é bastante escuro».
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: