“Habilitar” é dar ferramentas e construir possibilidades
A Associação Pais e Amigos Habilitar (APAH) lançou, ontem, a sua “app” (aplicação) “Hábil”, que - apresentada como «inovadora e inclusiva» - visa «identificar e desenvolver competências de leitura, escrita e matemática em crianças dos 3 aos 6 anos, diagnosticadas com e sem perturbações do neurodesenvolvimento.
Recorde-se que a APAH é uma Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência, com estatuto de utilidade pública e sem fins lucrativos.
Sediada na cidade de Aveiro, na Rua de Espinho, trabalha com crianças e jovens referenciados pelo Centro Hospitalar do Baixo Vouga.
Ideia de Isabel Santos e Sara Jesus, a “app” foi desenvolvida em parceria com a Fundação Altice e vem «fomentar novas possibilidades e estratégias educativas e de intervenção no desenvolvimento de competências» nas três áreas anunciadas.
Sara Jesus e Isabel Santos deram conta de que «a ideia surgiu em 2019» e que as potencialidades da ferramenta se tornaram mais óbvias aquando do incremento do uso dos meios de comunicação digitais durante o período de pandemia e seus condicionamentos.
A “Hábil” disponibiliza gratuitamente «mais de 1.500 atividades dinâmicas, lúdicas e criativas», explicaram ontem.
Com o seu uso, por educadores, terapeutas e familiares, as crianças com perturbações de neurodesenvolvimento treinarão a resolução de problemas, promoverão a atenção e a concentração, assim como a memória.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: