Última Hora
Motor Feira Até 20 Out
Pub

Ministério quer militares mais ativos nos incêndios

Ministro Nuno Melo anunciou ontem, em Aveiro, que vai propor a aquisição de dois “kits” para dotar os aviões C130 com capacidade para combater fogos

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, anunciou ontem, em Aveiro, que vai propor ao Governo a aquisição de dois “kits” para dotar os aviões C130 com capacidade para combater fogos, como acontecia no passado. «Vou apresentar ao Governo uma proposta para a aquisição de dois “kits” que serão instalados em aeronaves C130 para combate aos incêndios», referiu o ministro durante a sessão de assinatura dos protocolo de cooperação para a implementação do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz com os 11 municípios da região de Aveiro.

O ministro, que à tarde, como líder do CDS, visitou alguns locais atingidos pelos incêndios no mês de setembro, em Albergaria e Vale de Cambra, aproveitou a oportunidade para afirmar o seu empenho em dotar as Forças Armadas «com mais esta capacitação que poderá fazer muita diferença em relação ao futuro».

Nuno Melo esclareceu que as Forças Armadas querem estar empenhadas no combate aos fogos e não apenas em ações de prevenção, como acontece atualmente. «Entendemos que as Forças Armadas, se assim forem chamadas, poderão fazer mais, como aconteceu no passado. Os C130 são aeronaves que podem ser vocacionadas e colocadas ao serviço do combate aos incêndios desde que dotadas de ‘kits’ específicos», referiu o governante.

Nuno Melo manifestou ter «muito consolidado» este propósito, adiantando que se o Governo aprovar a aquisição dos “kits”, estes poderão estar disponíveis cerca de um ano após a encomenda.

«O que me interessa é saber que se os C130 estiverem equipados com estes “kits” e se forem chamados os militares, através destas aeronaves, a com­bater fogos, eles estarão ao serviço do povo português», disse em Aveiro, assegurando que atualmente há quatro daqueles aviões operacionais.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right