Murtosa comemora 98.º aniversário da criação do município
No próximo dia 29, a câmara Municipal da Murtosa celebra o 98.º aniversário da criação do município, uma data que remonta ao decreto de 1926 assinado pelo então ministro do Interior, Almirante Jaime Afreixo. Para assinalar a efeméride, o município preparou um programa de eventos que destaca a história e cultura locais, incluindo homenagens a figuras ilustres e a inauguração de novos arruamentos no concelho.
O ponto alto das comemorações será a atribuição da Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro ao escritor José Augusto de Pinho Neno, natural da Murtosa, em reconhecimento pelo seu contributo cultural. Aos 90 anos, Pinho Neno será também homenageado com o lançamento da sua autobiografia, “Memórias de Mim”, que será apresentada pela historiadora Ana Maria Proserpio, diretora dos Serviços Culturais da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.
Também o general Ferreira Valente e a Misericórdia da Murtosa serão distinguidos com a atribuição dos seus nomes a dois novos arruamentos na região, «marcando simbolicamente a importância histórica destas duas entidades para a comunidade local», explica a autarquia.
As celebrações iniciam-se na próxima sexta-feira com o “Dia do Diploma” do Agrupamento de Escolas da Murtosa, e prosseguem com atividades até ao dia 29, quando, pela manhã, se realizará a cerimónia de hastear das bandeiras e a sessão solene nos Paços do Município, seguida da deposição de flores no monumento ao Almirante Jaime Afreixo, em Pardelhas.
O evento pretende não apenas homenagear figuras marcantes da história da Murtosa, mas também «promover o sentimento de identidade e pertença entre os munícipes, com um conjunto de ações de cariz cultural, histórico e recreativo».