Banco Africano de Desenvolvimento apoia com 92,1 ME empresas de jovens e mulheres na Nigéria
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou 100 milhões de dólares, cerca de 92,1 milhões de euros para apoiar micro, pequenas e médias empresas lideradas por jovens e mulheres na Nigéria, anunciou hoje a instituição.
A aprovação deste montante marca o lançamento da iniciativa do Banco de Investimento no Empreendedorismo Jovem, em parceria com o Governo nigeriano, o qual foi criado para “promover o crescimento económico e a criação de emprego no país”.
O investimento de 100 milhões de dólares será reforçado com mais 25 milhões de dólares, cerca de 23 milhões de euros do Banco de Desenvolvimento da Nigéria (DBN) e 5 milhões de dólares da Autoridade de Investimento da Riqueza Soberana da Nigéria (NSIA).
Este projeto apoia-se em dois pilares principais: A criação de uma entidade para supervisionar um Fundo de Investimento em Ações (FEI), um Fundo de Desenvolvimento do Ecossistema (FDE) e um Mecanismo de Garantia de Crédito (CGF), e a criação destes veículos para apoiar empresas lideradas por jovens e mulheres.
O projeto do banco na Nigéria visa criar mais de 161.000 postos de trabalho diretos, 40% dos quais serão para mulheres, e 1,4 milhões de postos de trabalho indiretos, 35% dos quais serão para mulheres. Apoiará também mais de 38.000 empresas lideradas por jovens através de serviços financeiros e outras 38.000 através de serviços não financeiros, sendo que pelo menos 40% dos beneficiários serão mulheres.
Para o diretor-geral do Banco para a Nigéria, Abdul Kamara, “esta iniciativa será crucial para a economia” do país, “combatendo o desemprego dos jovens e colmatando as disparidades entre homens e mulheres através de um apoio específico ao empreendedorismo”.