Quase cem concelhos assinalam Dia Municipal para a Igualdade
Quase cem concelhos vão acolher 350 iniciativas para marcar o Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala na quinta-feira, segundo dados disponibilizados pela organização.
Promovidas por 110 entidades, as iniciativas vão acontecer em 90 concelhos, podendo alcançar potencialmente 95 mil pessoas, de acordo com a contagem oficial, até às 14:30 de terça-feira.
Criado em 2010 pela Animar, associação portuguesa para o desenvolvimento local, o Dia Municipal para a Igualdade transformou-se, três anos depois, em política pública, passando a agregar uma série de entidades em torno da ideia de que “a promoção da igualdade entre mulheres e homens na intervenção junto das comunidades locais é um desafio para as organizações da sociedade civil e os municípios, responsáveis pela territorialização de políticas públicas locais”.
Em entrevista à Lusa, a responsável aponta como “grandes parceiras” as câmaras municipais e juntas de freguesia, as organizações da economia social e as instituições de ensino.
A organização ainda mantém a esperança de chegar ao número recorde de 125 municípios envolvidos na iniciativa, registado no ano passado.
Ainda assim, havendo 308 municípios no país, o número demonstra também que “a agenda da igualdade ainda não é […] assim tão importante dentro daquilo que é a agenda política das organizações”, reconhece a coordenadora.
Célia Lavado reconhece que esperava que as organizações “transversalizassem estas matérias da igualdade de género na gestão, na intervenção que fazem nos territórios”.
Segundo a mesma, o município da Figueira da Foz é a “a primeira entidade a ter uma semana pela igualdade e a registar várias iniciativas em parceria com várias organizações”.
“Há outras que já começam a celebrar de forma mais continuada. Queríamos muito que o Dia Municipal para a Igualdade fosse uma agenda coletiva”, salientou, apelando a que se alargue “ainda mais esta agenda da igualdade ao longo do ano”.
Ainda que não de forma linear, a adesão ao Dia Municipal para a Igualdade tem crescido, tendo 2023 registado o número recorde de 355 iniciativas em 125 municípios, envolvendo perto de 145 mil pessoas e mais de 500 organizações, segundo o relatório sobre o Dia Municipal da Igualdade divulgado na sexta-feira.
Desde 2010, contabilizam-se mais de 2.000 iniciativas, mais de 3.500 organizações envolvidas e quase 800 mil pessoas alcançadas.