Mensalidades da Misericórdia de Aveiro não vão aumentar
A Santa Sasa da Misericórdia de Aveiro (SCMA) decidiu não aumentar a mensalidade dos utentes no próximo mês, apesar da lei o permitir, nem seguir a circular da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) no sentido de uma atualização a partir do próximo mês de novembro, baseada no suplemento extraordinário de pensões atribuído aos seniores.
A circular da UMP considera «ser legítimo que as Misericórdias procedam à revisão do cálculo da comparticipação familiar dos utentes» devido ao suplemento extraordinário de pensões, informando que a atualização será ser feita «no mês do recebimento» do mesmo, segundo o texto publicado no JN. A mesma circular refere que «no mês imediatamente seguinte, as Misericórdias devem atualizar novamente a comparticipação mensal do utente».
Mas, no caso de Aveiro, contrariando a circular da UMP, a mesa da Misericórdia decidiu não aproveitar a prerrogativa legal que permite aplicar um aumento, mantendo os valores em vigor. Os responsáveis decidiram não mexer no valor da mensalidade e manter a disponibilidade financeira através do apoio extraordinário que o Governo atribui aos seniores.
Até considerando a proximidade do Natal, que é uma época em que as necessidades são maiores.
A MURPI - Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos já se pronunciou apelando ao Governo e partidos para que intercedam na posição assumida pela União de Misericórdias.