Câmara de Anadia acorda execução de duas rotundas com a Infraestruturas de Portugal
O município de Anadia aprovou a minuta do Acordo de Gestão a celebrar com a Infraestruturas de Portugal que tem por objetivo a execução de duas rotundas na EN (Estrada Nacional) 235: uma ao quilómetro 28,7, no cruzamento Alféloas–Pereiro, e outra ao quilómetro 29,385, no entroncamento com a Avenida das Laranjeiras.
Esta é uma intervenção há muito reivindicada pela autarquia bairradina, com o objetivo de reduzir a sinistralidade naqueles dois locais. Para operacionalizar o acordo, o município ficará responsável pelas expropriações que, eventualmente, se mostrem necessárias. Assume-se como «dono de obra, competindo-lhe lançá-la, geri-la, executá-la e fiscalizá-la, do procedimento pré-contratual ao seu encerramento administrativo, cabendo-lhe, ainda, a responsabilidade pela execução material, financeira e contabilística», enumera.
A câmara pretende melhorar as condições de circulação e segurança naquela importante via rodoviária. De sublinhar, ainda, que há algum tempo vem solicitando a «desclassificação da Variante à EN235 e a transferência da titularidade para o município, bem como a assunção da sua gestão», que complementaria os dois troços daquela estrada, que já se encontram desclassificados e sob a responsabilidade da autarquia, de forma a permitir a intervenção que visa prevenir a ocorrência de acidentes.