Projeto focado na ciência da leitura quer combater insucesso escolar
Um projeto centrado na ciência da leitura está a ser aplicado pela Associação de Profissionais de Educadores de Infância (APEI) em quatro agrupamentos de escolas para combater o insucesso escolar e promover uma aprendizagem mais eficaz.
Segundo o coordenador do projeto, Luís Ribeiro, este programa, intitulado "parkle – Transforming Education" propõe uma abordagem pedagógica dentro da sala de aula, através de atividades focadas na leitura e no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.
“Aquilo que distingue o Sparkle é o facto de nós tentarmos perceber a forma como o cérebro das crianças processa a leitura. Estamos a falar de uma intervenção de natureza pedagógica, porque a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo cognitivo”, disse, em declarações à agência Lusa.
Segundo Luís Ribeiro, este programa aposta numa “metodologia integrada e contínua”, que permite que todas as crianças da educação pré-escolar e do primeiro ano de escolaridade desenvolvam habilidades de leitura e de escrita em sala de aula.
Este modelo de ensino destaca-se das intervenções tradicionais normalmente aplicadas nas escolas, que tendem a seguir uma abordagem mais clínica e menos focada em práticas pedagógicas.
De acordo com Miguel Borges, coordenador científico do Sparkle, este projeto é “uma intervenção em grupo” aplicada na sala de aula para todos os alunos e não individualmente.
O projeto teve início em 2019, quando a APEI implementou um programa de promoção da literacia em vários agrupamentos da área metropolitana do Porto. Mais tarde, em 2021, uma intervenção semelhante foi realizada em Barcelos.
O programa, para além da intervenção feita na sala de aula, prevê também a formação de professores e de educadores de infância, que são sujeitos a um programa de formação focado na aprendizagem da leitura e da escrita.