Camané & Laginha atuam na Universidade de Aveiro
A edição deste ano dos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro (UA) apresenta esta noite, pelas 21.30 horas, no auditório Renato Araújo da UA, o concerto “Aqui está-se sossegado”, que juntará o fadista Camané e o piano habitualmente improvisador de Mário Laginha. É um novo projeto, «pensado de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco».
Duas dezenas de temas
O desenho dos concertos que configuram o projeto “Aqui está-se sossegado” conta com cerca de duas dezenas de temas, saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané, e inclui inéditos compostos por Mário Laginha.
A programação prossegue na terça-feira, às 21.30 horas, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Glória - Sé de Aveiro, onde a fé e o sagrado traduzidos na pauta estarão em “O Grande Mistério”, um concerto de música sacra para soprano e órgão, com a soprano Orlanda Velez Isidro e o organista Ricardo Toste.
As obras que vão interpretar «evocam a devoção dos crentes, pela sensibilidade de grandes compositores do período barroco ao século XX». Esse Grande Mistério da Fé representa «a Paixão de Cristo, que amou os terrenos e por eles sofreu, cabendo aos crentes honrar, humildemente, o Seu caminho», refere a organização.
Segundo os intérpretes, as obras para órgão solo de Muffat, Albinoni, Widor e J.S. Bach «vão entrelaçando e criando o ambiente de reflexão, através da sua grande paleta de cores sonoras, transportando quem ouve para os momentos contemplativos da voz».