“Geek Girls” em encontro na UA
Nesta quarta-feira, a partir das 18 horas, vai realizar-se, na Sala de Atos Académicos, no edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA), o encontro “Mulheres em tecnologia na UA: o desafio de ser mulher na área da tecnologia nos 50 anos da UA”.
A entrada é gratuita, mas requer inscrição, em https:// www.eventbrite.pt /e/g2pt142-142o-geek-girls-portugal-aveiro-tickets-106350 7191639?aff=oddtdtcreator.
Trata-se de um evento especial da comunidade Geek Girls Portugal, núcleo de Aveiro, que vai reunir um painel de mulheres relevantes na área tecnológica, que fizeram e fazem parte da história deste meio século da academia aveirense.
O encontro, que tem o objetivo de «inspirar outras mulheres», contará com Susana Sargento, Cátia Leitão e Margarida Carvalho, e ainda com as embaixadoras locais da comunidade, que vão debater o papel da Universidade de Aveiro, ao longo dos anos, na carreira destas mulheres.
O painel está agendado para as 18.15 horas, seguindo-se o debate e, pelas 18.45 horas, o momento de perguntas e respostas, antes do encerramento e do “Coffee Break & Networking”, marcado para as 19 horas.
Encontros regulares desde 2010
A comunidade Geek Girls Portugal (G2PT) nasceu em 2010 com a designação “Portugal Girl Geek Dinners”, sendo a primeira comunidade portuguesa criada para dar a conhecer e juntar mulheres na área tecnológica através de encontros regulares.
A partir de setembro de 2016, adotou a designação Geek Girls Portugal e um novo logótipo, para alargar e melhor representar «uma missão mais abrangente», que se foca no «envolvimento, inspiração e capacitação de mulheres, através de encontros e “workshops”, sessões de sensibilização em escolas para inspirar jovens mulheres e mentoria, para apoiar o desenvolvimento como também a progressão profissional de mulheres na área tecnológica».