Moagem no Fundão acolhe sábado peça de teatro sobre o 25 de Abril
A sala de espetáculos A Moagem, no Fundão, acolhe no sábado, às 21:30, a peça de teatro “25 de Abril de 1974”, da companhia Mala Voadora.
O espetáculo pretende recriar o filme de John Smith que sobrepõe a imagens captadas numa rua uma voz que parece dar instruções para definir o que acontece, fazendo com que a realidade passe por ficção.
A produção da Mala Voadora, com direção e texto de Jorge Andrade, “recria a experiência de Smith a partir de imagens do 25 de Abril de 1974, como se a revolução fosse a encenação de um artista”, explica a Câmara do Fundão, em comunicado.
“Além de dar a conhecer os factos que garantiram a instauração de um regime democrático em Portugal, evidencia os mecanismos de construção ficcional e, designadamente, de construção de realidade manipuladas”, refere a autarquia na mesma nota.
A peça, interpretada por José Neves, cria uma situação que é também “propícia à desbanalização das próprias imagens”.
Com uma duração de 45 minutos e destinada a maiores de 12 anos, “25 de Abril de 1974” tem consultoria do jornalista Joaquim Furtado, que leu o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas, na Rádio Clube Português.
Os ingressos, que têm um custo de seis euros, podem ser comprados na bilheteira da Moagem Cidade do Engenho e das Artes, através do número de telefone 275773032 ou do endereço eletrónico [email protected].
Estão previstos descontos para estudantes, maiores de 65 anos e grupos com mais de quatro pessoas.
O espetáculo está integrado na programação do ciclo “Há Teatro na Moagem”, uma parceria entre a autarquia e a ESTE – Estação Teatral.