“Exodus Aveiro Fest” regressará no final do mês com oradores de renome
O “Exodus Aveiro Fest”, festival internacional de fotografia e vídeo de viagem e aventura, regressará, para a sua 7.ª edição, nos dias 29 e 30 do corrente mês e 1 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro.
Reunirá alguns dos melhores fotógrafos e videógrafos/“filmmakers” do mundo, com o propósito de «sensibilizar o público para questões sociais e ambientais através da imagem».
Anualmente, traz a Aveiro «artistas, fotógrafos, aventureiros, viajantes e defensores de causas sociais e ambientais, que partilham as suas experiências e histórias com o objetivo de fomentar a mudança e promover uma maior consciencialização sobre os problemas que afetam o nosso mundo».
É considerado «um evento marcante no panorama cultural e social de Aveiro e de Portugal, especialmente relevante num período em que se observa o crescimento dos egoísmos e individualismos e o aumento de conflitos transmitidos em tempo real».
Nesta edição, o painel de oradores selecionado irá abordar a realidade da humanidade contemporânea - uma humanidade diversificada, que habita lugares distintos, vive de formas únicas e enfrenta desafios complexos. Mais uma vez, o “Exodus Aveiro Fest” vai «lançar sementes para contribuir para uma sociedade mais consciente e solidária».
O orador Marcel Mettelsiefen é cineasta documental e diretor de fotografia, tendo vencido quatro Emmy, três BAFTAs e sido nomeado para um Óscar na categoria de “Melhor Curta Documental”. É reconhecido pela sua mestria em captar emocionantes histórias de pessoas que enfrentam situações verdadeiramente extraordinárias. “My Homeland”, o seu filme mais conhecido, recebeu uma nomeação para o “Academy Award” em 2015 e conquistou os prestigiados Prémios Peabody, Grierson e um Emmy, entre outras distinções.
O seu mais recente documentário de longa-metragem, “In Her Hands,” estreou com grande aclamação no fim de semana de abertura do Festival de Cinema de Toronto de 2022 e foi adquirido pela Netflix. Recentemente, esteve no Médio Oriente a cobrir a guerra entre Israel e o Hamas.
Fotógrafo norueguês e membro da Magnum Photos desde 2004, Jonas Bendiksen é reconhecido pela abordagem inovadora na exploração de histórias humanas. Autor de quatro livros, destacou-se com “Satellites” (2006), onde documenta as margens da ex-União Soviética.
Em 2017, publicou “The Last Testament”, sobre sete homens que afirmam ser a segunda vinda de Cristo, e a sua obra mais recente, “The Book of Veles”, funde mitologia eslava com o fenómeno das “fake news” (notícias falsas), questionando os limites entre realidade e ficção.
Ciril Jazbec é um fotógrafo e realizador esloveno premiado e conhecido pelo seu trabalho sobre comunidades afetadas pela crise climática e globalização. Entre os seus projetos de destaque está “Dream to Cure Water”, um documentário que explora a escassez de água nos Himalaias, Alpes e Andes, trabalho que foi vencedor da categoria “Climate Stories” (histórias relacionadas com o clima) nos Jackson Wild Media Awards de 2023. Também documentou as mudanças climáticas no Ártico, especialmente junto ao povo Inuit. Entre os seus inúmeros prémios contam-se o “World Press Photo Award”, em 2021, e o “Leica Oskar Barnack Newcomer Award”, em 2013.
Desde 2013, é colaborador e explorador da National Geographic e o seu trabalho foi exibido em prestigiados eventos internacionais, como “Les Rencontres d’Arles”.
Fotojornalista oriundo de França com uma carreira de quatro décadas, Eric Bouvet destaca-se pela cobertura de conflitos e eventos históricos como a queda do Muro de Berlim e a libertação de Mandela. O seu trabalho foi publicado em revistas mundiais renomadas, nomeadamente na “Time” e na “Paris-Match”.
Foi o único jornalista a trabalhar com comandos russos na Chechénia, experiência que inspirou o livro “Jusqu’au bout”. Tem-se focado em projetos documentais e artísticos, caso de “Elevations”. O seu trabalho, exibido em eventos como o “Rencontres d’Arles”, foi premiado com cinco “World Press Photo Awards” e dois “Visas d’or”.
Ricardo Garcia Vilanova, fotojornalista internacionalmente premiado, Aishwarya Sridhar, Martin Bissing, Patrícia de Melo Moreira, Davide Monteleone e Andrea Font completam o painel de oradores confirmados.
Os participantes poderão debater, num círculo mais pessoal, com todos os oradores, ganhando «uma perspetiva mais profunda sobre os tópicos discutidos». No painel “Exodus Inspirational Causes”, serão destacadas iniciativas, pessoas e associações que trabalham em consonância com os valores de ação do festival. Os oradores são membros de projetos que se alinham com as causas humanas, ambientais, de descoberta, aventura e inspiração que o “Exodus” promove.