Escola de Pardilhó à beira das obras de requalificação
Encontra-se em concurso público a obra de requalificação da EBI de Pardilhó em Estarreja, aberto até dia 4 do próximo mês de dezembro, uma empreitada com, um valor base de 3,1 milhões de euros.
A obra da EBI de Pardilhó, de recuperação/reabilitação » é de «prioridade urgente», segundo o um acordo assinado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) em julho de 2022.
A intervenção pretende «melhorar as instalações escolares do ensino básico do 1.º ciclo e incide, particularmente, sobre os edifícios afetos aos 2.º e 3.º ciclos, gimnodesportivo e cantina, atendendo ao estado de degradação e conservação em que se encontram».
A escola funciona em oito edifícios, os blocos A e B, Polivalente, gimnodesportivo dos 2.º e 3.º ciclos, o edifício do 1.º ciclo, centro de recursos, “Plano Centenários” do 1.º ciclo e edifício pré-escolar.
Para a proteção exterior, será reabilitada a envolvente opaca e envidraçada dos edifícios, tratamento de superfícies, impermeabilização de empenas, revestimentos térmicos, substituição de coberturas, substituição de caixilharias, reparação de vedações e drenagens perimetrais, requalificação de instalações sanitárias e criação de instalações sanitárias acessíveis.
Serão ainda criados novos espaços verdes, uma bancada no campo de jogos, novo mobiliário, entre mesas, bancos e ecopontos e será construída uma passagem coberta entre a portaria, cantina e o bloco do 1.º ciclo. Prevê-se ainda o tratamento das superfícies interiores, particularmente, os pavimentos que se apresentam encontram deteriorados. Serão alterados os sistemas técnicos de acordo com a legislação aplicável, «orientados para a melhoria do desempenho energético, para a redução das necessidades de energia e otimização dos níveis de saúde, conforto e qualidade do ar interior».