Mário Augusto revela a magia e os desafios do cinema na Mealhada
O evento, que encheu o auditório da biblioteca, integrou as comemorações dos 20 anos deste espaço cultural, ao longo deste mês. Conhecido pelo seu trabalho à frente de programas de televisão como o clássico “Janela Indiscreta”, que está no ar há quase 23 anos, Mário Augusto foi o convidado especial do ciclo “Palavra de Autor: ciclo de conversas com escritores”. Durante a sessão, o jornalista partilhou curiosidades sobre o cinema e refletiu sobre o impacto das plataformas de “streaming” e a mudança de comportamento do público.
Mário Augusto enfatizou que, apesar dos avanços tecnológicos e do marketing intensivo que permeiam o cinema atual, «o cinema não é o imediatismo. É a capacidade de nos puxar para dentro da tela, o que, atualmente, se faz muito pouco». Para ele, a verdadeira essência do cinema reside no poder de contar histórias que emocionem e criem laços profundos com o espetador.
Entre os pontos discutidos, o jornalista lamentou o que considera uma «falta de paciência das gerações mais novas para um bom filme». Segundo ele, o hábito de assistir a conteúdos rápidos e o uso intenso de plataformas digitais levaram à redução da predisposição para absorver a experiência completa que o cinema tradicional proporciona. «Hoje questiona-
-se muito pouco o que se vê», afirmou, defendendo a importância de uma apreciação mais profunda da narrativa cinematográfica.
O evento com Mário Augusto faz parte de uma série de atividades de celebração dos 20 anos da Biblioteca Municipal da Mealhada, que incluem ainda encontros literários, sessões de cinema, teatro e “workshops”. As comemorações continuam ao longo deste mês com uma programação diversificada que pretende reforçar a presença da Biblioteca Municipal da Mealhada como um centro cultural dinâmico e acessível a todas as faixas etárias.