Obra da série "Capuchinho Vermelho" de Paula Rego vai a leilão em Lisboa
Uma obra de Paula Rego (1935-2022) da série "Capuchinho Vermelho" vai quinta-feira à praça em Lisboa, com estimativa entre 180 mil e 250 mil euros, segundo o catálogo do leilão de arte moderna e contemporânea organizado pela Veritas.
Intitulada "Mother wears the worlf's pelt" ("A mãe veste a pele do lobo", em tradução livre), o quadro em pastel sobre papel faz parte de uma série que retrata o conto do Capuchinho Vermelho, em que uma menina é levada por um lobo a revelar o caminho para casa de sua avó, onde chega antes dela e o pior acontece.
A peça foi exibida nas exposições "Paula Rego", antológica apresentada no Museu de Serralves, no Porto (2004-2005), na "Family Sayings", no La Virreina Centre de la Imatge, em Barcelona (2017), na "All the Better to See You With: Fairy Tales Transformed", no The Ian Potter Museum of Art, em Melbourne (2017-2018), e em "Paula Rego: Folktales and Fairy Tales", na Casa das Histórias, Cascais (2018), refere o catálogo.
Contactada pela agência Lusa sobre a propriedade da peça, a leiloeira Veritas Art indicou que "Mother wears the worlf's pelt" pertence a uma coleção particular portuguesa, e estará em exposição a partir de sábado até à realização do leilão presencial, em 14 de novembro, 19:00, em Lisboa.
No quadro com dimensões de 84 por 67 centímetros, a mãe surge sentada, vestida de forma elegante com um vestido de veludo vermelho, numa cadeira giratória do tipo escritório, e usa um chapéu e uma estola de pele, cuja ponta felpuda segura com uma das mãos.
A série de pastéis pintados por Paula Rego sobre o conto escrito no século XVII, a partir de recolhas orais de Charles Perrault e, no século XIX, pelos irmãos Grimm, reúne seis momentos da história.
Nascida em Lisboa, Paula Rego começou a desenhar ainda em criança e, com 17 anos, a conselho do pai, foi estudar para a Slade School of Fine Arts, em Londres, cidade onde viria a fixar residência.