Bons resultados do turismo obrigam a rever metas
Várias metas da Estratégia Turismo 2027 vão ser atingidas mais cedo do que o previsto, levando à revisão, atualmente em curso, do documento orientador do setor, explicou ontem em Aveiro o presidente do Turismo de Portugal.
Tudo indica que os 27 mil milhões de euros de receita serão alcançados já este ano, antecipando esse objetivo em três anos, exemplificou Carlos Abade, falando numa conferência dedicada à Estratégia Turismo 2035, que está a ser ultimada.
A renovação da estratégia está em marcha porque «rapidamente o setor atingiu os objetivos definidos para 2027» e porque, por outro lado, «a realidade alterou-se substancialmente» desde que, em 2016 e 2017, a Estratégia Turismo 2027 foi preparada.
Segundo o responsável, 2024 será «o melhor ano turístico de sempre» em Portugal, superando 2023. O turismo representa hoje 16,5 por cento do PIB, se considerarmos todo o consumo feito por turistas nacionais e estrangeiros no território nacional, assinalou. Representa ainda praticamente 20 por cento do total das exportações.
As dormidas são outro indicador com metas antecipadas - o objetivo para 2027 era de 80 milhões, que será atingido em 2024, disse. Para esses números contribui a «diversificação dos mercados» nos últimos anos. Os EUA, por exemplo, «são hoje o principal mercado internacional em Lisboa e no Porto». «Estamos hoje», notou, «menos dependentes dos mercados que em 2017 eram os nossos principais mercados».
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: