Há obras de arte a nascerem na Efémero à força de dança e pintura
“Traço” é uma oficina de dança, pintura e desenho, criada pelo pintor e encenador João Vieira Fino, em colaboração com a educadora de infância e bailarina Joana Campos, produzido pela empresa Ofícios com História, em parceria com o Atelier Vieira Fino. Combinando a dança com a expressão da pintura e a disciplina do desenho, esta oficina procura «suprir uma grave lacuna no campo criativo do ensino geral e um certo analfabetismo motor generalizado em Portugal», explicou João Fino ao Diário de Aveiro.
Baseada em técnicas que o artista nascido em Aveiro tem vindo a desenvolver tanto nos EUA como nos Países Baixos, onde residiu durante a última década, esta oficina leva ao palco da Efémero um conjunto de jogos/exercícios desenhados especificamente para as várias faixas etárias.
Estas primeiras apresentações em Aveiro procuram dar a conhecer alguns dos processos criativos por detrás de uma pintura de cariz expressionista, bem como criar um ambiente calmo, desprovido de ruído exterior onde crianças e adultos se possam reconectar com o seu corpo e expressarem-se individualmente e em colaboração uns com os outros. Em todas as sessões, «os participantes irão criar um grande mural, partindo do “input” e das expressões de cada um para criar uma obra coletiva», acrescenta o artista. Segundo avançou, ainda há algumas vagas para as escolas durante esta semana. Haverá, também, duas sessões extra, na sexta-feira, às 21 horas, e, no domingo, às 16 horas, para adultos e público geral, respetivamente.
As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo “email” [email protected].
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: