“Ensaio técnico”, de Mickaël de Oliveira, o mergulho numa forma de teatro híbrida
“Ensaio Técnico”, de Mickaël de Oliveira, é a proposta do GrETUA - Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro para as noites de hoje e amanhã, centrada num grupo de jovens que recontam o que foram experimentar fazer na Áustria, «um tanto ou nada perdidos em torno da experiência da criação», comenta Bruno dos Reis, diretor artístico do GrETUA.
Com reservas disponíveis em bit.ly/ensaiotecnico_gretua, este espetáculo «manifesta-se, na sua origem, próximo da génese do próprio GrETUA. Tal como no início do grupo (ou como o imaginamos), este espetáculo começa pela força e vontade de um grupo de jovens, um pouco perdidos como todos os jovens devem ser, à procura da experiência da criação artística à “toute force”.
Neste caso, um grupo de jovens portugueses frequenta um curso internacional de performance na Áustria e, de regresso a Portugal, cria uma estrutura para dar continuidade à sua experiência e levar ao limite a ideia de “performance contínua e aberta” que, durante três anos, norteia a sua ação artística e recata as suas vidas, longe de qualquer vida urbana e instituição cultural.
Hoje e amanhã, às 21.30 horas, apresentam, na caixa negra, parte do processo e da sua ambição, que serve também, explica o grupo, de homenagem póstuma a um dos colegas que perdeu a vida no processo.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: