Carris Metropolitana tem novo 'site' com horários e número de passageiros em tempo real
A Carris Metropolitana tem a partir de hoje um ‘site’ remodelado que disponibiliza toda a informação sobre o serviço público de transporte prestado, incluindo a localização do autocarro, o número de passageiros transportados ou horários em tempo real.
A nova página da internet foi hoje apresentada na capital, na sede da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), empresa que gere, coordena e planifica os transportes na Área Metropolitana de Lisboa, tendo como marca única e exclusiva para os autocarros interurbanos a Carris Metropolitana.
Para Rui Lopo, administrador da TML, o redesenho do ‘site’ “com novas funcionalidades” passa pela estratégia da empresa de ser “mais transparente naquilo que é o serviço público prestado”, dando mais informação às pessoas, além do acompanhamento que é feito “aos prestadores de serviço que estão no terreno a operar a marca Carris Metropolitana”.
De acordo com o responsável, através da página há agora a possibilidade de divulgar os passageiros transportados ou “os serviços que são feitos versus os que não são feitos todos os dias”, entre outras funcionalidades.
O ‘site’, indicou, é utilizado por aproximadamente 40 mil pessoas por dia, daí a necessidade de “continuar a atualizar as ferramentas, porque elas hoje em dia são indissociáveis do serviço de transporte”. A aplicação de telemóvel, por exemplo, já conta com 60 mil instalações.
“Dão informações às pessoas, permitem que as pessoas interajam com o serviço e é muito importante mantê-las atualizadas e renovadas e cada vez mais próximas e adaptadas à realidade do consumidor”, referiu.
O responsável sublinhou que a TML é uma “empresa tecnológica de transportes” a trabalhar diariamente milhões de dados recebidos a cada 10 segundos através de uma consola instalada nos autocarros e que depois são trabalhados para chegar ao público.
No novo ‘site’, à semelhança do que acontece com a ‘app’ para telemóveis, podem ser personalizadas linhas favoritas, para o acesso às informações mais relevantes. Podem ainda ser encontrados avisos e novos filtros de pesquisa, além de dados da operação nos municípios da área metropolitana em tempo real.
O ‘site’ disponibiliza ainda, numa primeira fase, o número de pessoas transportadas em tempo real, bem como o acumulado do dia, do mês e do ano, além da percentagem da operação prevista para o dia que está a ser concretizada.
Há ainda a possibilidade de o ‘site’ ser consultado em inglês e o design é adaptado a telemóveis.
A Carris Metropolitana opera, desde 1 de junho de 2022, em quatro áreas (concessionadas a operadores privados distintos), nas quais se incluem os 15 municípios da AML que delegaram as suas competências à Transportes Metropolitanos de Lisboa.