Jornadas de Enoturismo estão de regresso amanhã com diversas atividades
O Centro Cultural e de Congressos de Aveiro vai receber, amanhã e na quinta-feira, a 12.ª edição das Jornadas de Enoturismo, com um programa recheado de atividades.
Destinado a um público cada vez mais vasto, e jovem, na medida em que há muito para explorar ao nível do mercado de trabalho, este encontro serve para dar a conhecer diferentes experiências enogastronómicas, literárias, de desenvolvimento de produtos que somem cultura, música e arte no setor, através da perspetiva de vários empresários, agentes públicos e entusiastas do setor vitivinícola, turismo e gastronomia, oriundos de todo o país.
Além destes momentos, o evento também tem como propósito celebrar a caminhada lado-a-lado das cinco regiões, rotas e comissões vitivinícolas (CVR) do Centro de Portugal - Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo, na promoção do enoturismo, enquanto motor de desenvolvimento económico, cultural e sustentável dos territórios. Trata-se de um trabalho de 12 anos, iniciado na Bairrada e realizado ainda em parceria com diversas entidades da região Centro, sempre com a ajuda e o entusiasmo de muitos rostos que, alguns deles, se vão reencontrar nesta edição e fazerem um balanço desta viagem. E por falar neste tópico, importa salientar que as viagens às cinco CVR contam, este ano, com a Comissão Vitivinícola da Bairrada e Rota da Bairrada, numa produção conjunta, tornando-se os anfitriões da edição.
O programa das Jornadas de Enoturismo do Centro de Portugal começa amanhã, pelas 8.30 horas, com a acreditação, no Centro de Congressos de Aveiro. Segue-se a sessão de abertura, às 9.30 horas, com os discursos de agradecimento. Às 10.15 horas, dá-se a conhecer o primeiro painel, com o percurso e perspetivas do enoturismo.
Um dos temas que vai ser desenvolvido, da teoria à prática, é o “storytelling”, uma vez que todos nós, e desde sempre, gostamos de ouvir contar (boas) histórias. Sendo assim, o segundo painel do evento, com início às 12 horas, vai contar com a presença da brasileira Elaine de Oliveira, que, para além de jornalista da Marie Claire, é “sommelier”, dominando de fio a pavio as duas “artes”. À tarde, a partir das 15.30 horas, a profissional promove um “workshop”, sob o mote “A história perfeita, criação de conteúdos com “storytelling”.
Ainda neste dia, a perfumista e criadora do projeto Portugal by Nose, Cláudia Camacho, vai dar uma aula sobre aromas e perfumes e promover uma prova olfato-vínica. No entanto, no período da manhã, há um painel mais dirigido à reflexão do setor, em que o enoturismo é debatido do ponto de vista do percurso e das perspetivas.
No segundo e último dia do evento, as portas abrem-se às 9 horas, com as acreditações. Após meia hora, dá-se início ao primeiro painel, com o tema “A criação de uma experiência memorável”. Às 10.30 horas, o segundo painel discute o papel dos “sommeliers”, importantes embaixadores do vinho e do território de origem. Por último, o terceiro painel vai dar a conhecer os desafios associados ao setor, acreditando-se em três fatores-chave de sucesso, entre os quais ser autêntico, inteligente e sustentável.
O acesso às Jornadas de Enoturismo é gratuito, à exceção das refeições (os almoços têm o valor de dez euros e os jantares 30 euros) e dos “workshops” (dez euros cada um; são em horários simultâneos, pelo que cada pessoa terá que eleger apenas um deles; máximo de 25 pessoas), que têm a duração de 1,30 horas e são precedidos de uma visita ao produtor onde se realizam, feitas pelo enólogo ou pelo proprietário da empresa anfitriã. Em qualquer das situações, a inscrição é obrigatória e terá de ser feita, digitalmente, no “site” www.enoturismodocentro.pt, acedendo ao “campo” XII Jornadas de Enoturismo. Para questões adicionais, os contactos devem ser feitos através de [email protected] ou 234 245 342 (chamada para a rede fixa nacional).
As Jornadas de Enoturismo do Centro de Portugal 2024 são apoiadas pela Câmara de Aveiro, no âmbito da programação Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura, o Turismo Centro de Portugal, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, estando integradas no Programa de Qualificação da Oferta Enoturística da Região Centro, que é financiado pelo Programa Valorizar, do Turismo de Portugal.