Perlim com parada natalícia grátis na Feira todos os sábados e domingos até 5 de janeiro
O parque temático natalício Perlim, que arranca no próximo sábado em Santa Maria da Feira, vai prolongar-se até 5 de janeiro e aposta em paradas gratuitas com o Pai Natal nas manhãs de sábado e domingo.
Organizado pela referida autarquia do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, o evento que transforma a Quinta do Castelo com cenários, personagens e espetáculos ligados ao imaginário infantil tem entrada paga nos seus 23 dias de funcionamento não consecutivo, sempre entre as 13:30 e as 19:00, mas este ano aumenta a oferta de animação gratuita fora do recinto, com sucessivas chegadas do Pai Natal em cada manhã do fim de semana.
As primeiras iniciativas da quadra decorrem já esta sexta-feira: às 18:00 abre o Mercado de Natal do Largo do Rossio, uma hora depois tem início um cortejo de crianças e 600 luminárias artesanais entre a Biblioteca e a Câmara Municipal, e às 20:00 aciona-se no centro da cidade e noutros pontos de referência do concelho a iluminação pública alusiva às festas.
A grande novidade chega, contudo, às 10:45 de sábado, quando o Pai Natal sai do parque junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários da Feira para desfilar pelas ruas da cidade com carros alegóricos e figurantes a lembrar soldadinhos de chumbo.
Esse cortejo com a simbólica figura de barbas vai repetir-se todos os sábados e domingos de manhã até 5 de janeiro e é uma forma de aumentar o entretenimento disponível na cidade para os milhares de portugueses e estrangeiros que, por esta altura do ano, rumam ao centro da Feira.
“Perlim é um dos eventos-âncora que atrai à nossa cidade, anualmente, milhares de visitantes de todo o país e da vizinha Espanha. Nesta edição, e porque precisamos disso mais do que nunca, o nosso parque temático transporta-nos para um mundo de sonho e magia, onde reinam a paz, a harmonia e a esperança num futuro melhor, sem guerras e egoísmos”, declara à Lusa o presidente da autarquia, Amadeu Albergaria.
Distribuindo-se por 60.000 metros quadrados, o parque dedicado ao Natal envolve o trabalho diário de cerca de 350 pessoas e, em anfiteatros ou jardim, acolhe propostas cénicas e teatrais subordinadas a temas como “o castelo da fada”, “a Lapónia”, o “lago encantado”, o “bosque dos gémeos”, e “encosta do gigante” e “o lugar das estrelas”.
Associada a Perlim está também uma pista de gelo no prado contíguo ao Largo do Rossio e a tenda de circo em que, mediante bilhetes extra, a companhia Evolution Circus apresentará duas vezes ao dia o espetáculo “Poseidon”.
Amadeu Albergaria diz que o investimento para o efeito se situa nos 1,1 milhões de euros e “é autossustentável se os dias de chuva forem residuais” e as condições climatéricas não inibirem a afluência do público.
A esse esforço financeiro acrescem ainda 168.000 euros em iluminação pública e 45.000 euros na restante programação natalícia, que prevê mais de 30 iniciativas em diferentes espaços e equipamentos do concelho.
Entre essas propostas o presidente da Câmara destaca a reabertura do Mercado Municipal que, desenhado pelo arquiteto Fernando Távora, inicia o seu calendário de eventos regulares com uma feira do mel, mas do cartaz natalício local constam ainda, até janeiro, várias exposições, oficinas, concertos, visitas guiadas, provas gastronómicas, etc..
É da complementaridade entre essas três facetas da programação – Perlim, iluminação e atividades paralelas – que resulta para o território um retorno económico global que Amadeu Albergaria situa em “cinco milhões de euros”.