Conferência da Bairrada debateu o impacto do Orçamento de Estado na Vitivinicultura
A primeira edição das Conferências da Bairrada sobre o Orçamento do Estado de 2025, realizada no passado dia 16 no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, proporcionou «um debate enriquecedor» sobre a Agricultura, com ênfase no setor vitivinícola, um dos pilares da economia da região.
Produtores locais, representantes políticos e interessados no tema participaram ativamente na sessão, que contou com intervenções de José Manuel Fernandes, ministro da Agricultura e Pescas, José Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, Jorge Rama, da Adega Rama e Célia Alves, das Caves São João, os quais discutiram as implicações do orçamento nas atividades agrícolas e vitivinícolas da Bairrada.
Pedro Esteves, presidente do PSD Anadia, reforçou a importância do evento, salientando que «é fundamental criar sinergias entre governantes e agentes locais, para encontrar soluções conjuntas que respondam aos desafios específicos da região». Disse que esta conferência foi «mais um passo nesse sentido, fortalecendo a ponte entre os decisores políticos e a comunidade local».
O presidente do PSD Mealhada, António José Pires, destacou o impacto da iniciativa, considerando que «este espaço de debate é crucial para esclarecer questões sensíveis para a região e para promover a cooperação entre os diversos agentes envolvidos no desenvolvimento territorial».
A segunda edição das Conferências da Bairrada está, marcada para as 18 horas de hoje, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, no concelho da Mealhada. Com foco no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e o Turismo, contará com Manuel Castro Almeida, ministro-Adjunto e da Coesão Territorial, Raúl Almeida, presidente do Turismo do Centro de Portugal, Licínia Ferreira, do Restaurante Rei dos Leitões, e João Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grande Hotel do Luso.