Unidade de saúde de Oiã aguarda visto do Tribunal de Contas
O avanço da empreitada de construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Oiã está apenas dependente da emissão do visto prévio do Tribunal de Contas, revelou o presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Duarte Novo, durante a recente sessão de apresentação do projeto, na junta de freguesia local. Segundo o autarca, a obra apresenta um custo de 1,8 milhões de euros, com financiamento do PRR, e um prazo de execução de 16 meses.
A nova estrutura será construída de raiz no centro da vila, junto ao edifício que alberga a junta de freguesia e o Auditório de Oiã, numa zona que beneficia de um parque de lazer e de uma ligação pedonal até à Praça do Cruzeiro com inauguração para breve.
A futura unidade de saúde, cujo projeto obedeceu a um programa funcional definido e validado pela Administração Regional de Saúde do Centro, vai contar com sete gabinetes médicos, sete gabinetes de enfermagem, um compartimento específico para o banho acompanhado, destinado ao tratamento de pacientes diabéticos, uma sala de reuniões/biblioteca destinada à coordenação e formação da equipa técnica e uma copa, entre outros espaços necessários.
Esta será a terceira unidade de saúde a construir pela Câmara de Oliveira do Bairro, depois da entrada em funcionamento das USF da Palhaça, em dezembro de 2021, e da União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, em maio de 2022. O investimento nestas três unidades é de cerca de 4,1 milhões de euros.
«A saúde é uma das maiores preocupações da nossa população e a câmara tudo tem feito, dentro das suas competências, para garantir as melhores condições aos utentes e profissionais desta área», referiu Duarte Novo. «Os utentes da unidade de saúde de Oiã», continuou, «vão beneficiar de um equipamento com qualidade, dotado de meios físicos, tecnológicos e humanos capazes de darem uma resposta com a eficiência e com a dignidade que a população merece».
O líder do município realçou que a construção da USF integra um pacote de investimentos camarários em Oiã, na casa dos 10,6 milhões de euros, incluindo a reabilitação da Escola Básica Dr. Fernando Peixinho, já realizada, e a beneficiação da rede viária. O trabalho de requalificação do centro urbano de Oiã, empreitada dividida em várias fases, está atualmente em marcha.