Confraria de Soza com coração de abóbora
Com o objetivo de destacar as diversas maneiras de preparar a abóbora na culinária local, surgiu, em 2011, a Confraria dos Sabores da Abóbora, estabelecida na freguesia de Soza, no concelho de Vagos.
A sua criação contou com 13 confrades fundadoras, cuja missão, alinhada com os propósitos da Confraria, é «promover, divulgar e preservar a cultura e gastronomia da freguesia de Soza, com destaque para as características “Papas de Abóbora de S. Sebastião”», tradicionalmente preparadas durante a festa em honra de São Sebastião, realizada após o dia 20 de janeiro. «A “Festa das Papas” marca o encerramento das novenas dedicadas ao mártir São Sebastião», explica a chanceler-mor, Fátima Rito.
Em janeiro de 2012, foi realizado o 1.º Capítulo da Confraria, momento em que 26 confrades foram entronizadas. Atualmente, a Confraria dos Sabores da Abóbora conta com 58 confrades efetivas, 45 confrades de honra e cinco confradinhos.
Um dos aspetos que a distingue é a sua presença ativa na comunidade, marcando presença em festas e celebrações regionais, além de colaborar com escolas e instituições de solidariedade social (IPSS) para promover as tradições locais. Destaca-se ainda pelo fato de reunir exclusivamente confrades efetivas do sexo feminino, que, segundo Fátima Rito, «exercem um voluntariado genuíno, livre de interesses pessoais de qualquer natureza, procurando dar o nosso contributo para a comunidade».
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: