Pro.Boco quer largo da capela requalificado e “Carneiro de St.º Inácio” registado
Para além disso, a Pro.Boco - Associação de Promoção e Requalificação da Aldeia do Boco quer registar o “Carneiro de Santo Inácio [padroeiro da aldeia]”, confecionado no Boco, como produto tradicional português na Direção-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural. Em conversa com o Diário de Aveiro, o presidente da direção deu conta destes dois propósitos que pretendem atingir o quanto antes, juntamente com muitos outros. Isto, sempre, no sentido de «preservar e valorizar» o património molinológico, cultural, gastronómico e turístico local. O objetivo de Alfredo Neves e dos seus pares é «colocar o Boco ainda mais no mapa». «Sim, porque - como fez questão de sublinhar - o Boco já estava no mapa, porque há centenas de anos era um porto de mar pequeno».
Precisam-se mais associados
Com o apoio do GAL (Grupo de Ação Local) de Aveiro, Câmara Municipal de Vagos e Junta de Freguesia (JF) de Soza, a Pro.Boco tem vindo, pois, a cumprir a missão para a qual foi criada no âmbito da aprovação da candidatura do Boco a Aldeia de Portugal. E tem-no feito com distinção, dando a «conhecer o que de bom tem a nossa terra». Conta, para o efeito, com o envolvimento de cerca de 50 associados, «a maioria com idades na casa da meia-
-idade», que Alfredo Neves gostava que fossem mais. O ideal, em seu entender, «seria que todos os habitantes da aldeia [que são cerca de 500] aderissem ao projeto».
Desde a sua criação, em 2023, até então, têm sido várias as atividades desenvolvidas. Destaque, por exemplo, para a limpeza das levadas, a pensar, sobretudo, no Trilho Levadas das Azenhas; e para o “evento âncora”, normalmente em julho, que inclui, entre outras iniciativas, caminhada, visita às azenhas, almoço convívio, no qual são servidos, como não podia deixar de ser, o “Carneiro de Santo Inácio” e a Broa Mimosa.
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