Natalim está a chegar à Praça Francisco Barbosa, em Estarreja
O “Natalim - um mundo de sonhos que não tem fim” vai instalar-se em Estarreja a partir de amanhã. Será também amanhã que serão inauguradas as iluminações natalícias, que se manterão acesas até ao Dia de Reis, irá atuar o Coro de Natal, com a companhia de mais de uma centena de pequenos cantores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’S), e a “Chegada do Pai Natal” acontecerá pelas 18 horas.
Até 29 de dezembro, iluminações, concertos, passeios de pónei, espetáculos de rua, circo, contos e muito mais prometem «encher a Praça Francisco Barbosa de sonhos, de desejos e de luz». Os sabores natalícios poderão ser provados no Mercadinho de Natal e a Mostra de Artesanato terá «presentes especiais e únicos para surpreender este ano».
Pinturas faciais, um insuflável, jogos tradicionais e espetáculos para os mais novos, que culminarão com diversos concertos, sempre com início marcado para as 18 horas, complementam a oferta do “Natalim 2024”.
A Câmara Municipal de Estarreja destaca o concerto do Coletivo de Gospel do Porto “Wallow Choir”, no dia 8 de dezembro, que vai «celebrar o espírito de paz e de união ao som dos clássicos natalícios e de gospel».
Referencie-se, ainda, os espetáculos “Natal no Mundo”, que propõem uma viagem pela música tradicional e canções de Natal de outras latitudes. O primeiro está agendado para o dia 14 e estará a cargo do G Combo, um coletivo de músicos internacionais inspirados em diferentes culturas: de Cuba à Colômbia, da Jamaica a Espanha.
Os “Malotira”, no dia 21, trarão as músicas mediterrâneas e balcânicas e, a fechar, no dia 22, Pedro Mestre Trio evocará as mais ancestrais tradições alentejanas de Natal, com o cante, as vozes e a viola campaniça em destaque. Já em 2025, no dia 4 de janeiro, às 21.30 horas, a Banda Bingre Canelense protagonizará o tradicional Concerto de Ano Novo “Volta ao Mundo em 80 Minutos”. Dirigida pelo maestro Paulo Almeida, a BBC convidará o público a embarcar numa viagem musical inspirada na obra de Júlio Verne “A Volta ao Mundo em 80 Dias”.
O cantar das Janeiras é outra tradição que se renova em cada início de ano no Cine-Teatro de Estarreja e o músico, cantautor e multi-instrumentista Daniel Pereira Cristo conduzirá a residência artística com o movimento associativo e a comunidade estarrejense, que culminará num espetáculo conjunto de todas as Trupes de Reis do concelho, no dia 5 de janeiro, às 16 horas, no palco da sala de espetáculos da cidade.
Ao longo do mês, as crianças podem entregar a carta com os seus pedidos no marco de correio disponível na Casinha do Pai Natal ou viver momentos mágicos nos divertimentos infantis. E os mais curiosos podem espreitar as montras das lojas decoradas com motivos natalícios.