Última Hora
Pub Hospital Da Luz 2
Pub

Horta Comunitária da Mamoínha arranca com sete entusiastas da agricultura

Projeto do município de São João da Madeira disponibiliza 99 talhões para a agricultura biológica e, além dos moradores de bairros sociais, envolverá a CERCI e a Escola João da Silva Correia

Fernando Mota, morador no vizinho Parrinho, foi o primeiro a avançar e a plantar num dos seus três talhões da Horta Comunitária da Mamoínha, edificada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, na zona da Mourisca, no âmbito do projeto “Da Terra à Terra”.

Os sete aderentes iniciais, que se encarregarão de 24 dos 99 talhões disponíveis, receberam um saquinho com sementes de cenoura, alface, cebola, couve, penca e fava, para plantar.

«É uma aventura para mim», testemunhou Mota, com nota de que vai reviver tempos «de miúdo», quando acompanhava os pais nas lides dos campos que eles, então, «faziam», juntando esta nova atividade a outros interesses próprios de uma personalidade multifacetada: caminhadas, ir à piscina e ler muito.

O presidente da câmara, Jor­ge Vultos Sequeira, explicou que esta Horta Comunitária (HC) é a primeira de duas, estando uma outra em edificação na Rua de S. João de Brito. Ambas representam um investimento a superar os 340 mil euros, com financiamento do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), incluindo a requalificação das áreas em que foram instaladas.

A HC da Mamoínha inclui, assim, um compostor, que para ser corretamente usado, os sete primeiros aderentes receberão formação na próxima semana, e ainda quatro abrigos para guardar alfaias agrícolas e demais equipamentos. Também há um coberto dotado de mesas.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Dezembro 1, 2024 . 09:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right