Última Hora
Pub

Banco Alimentar rende 136 toneladas de alimentos em campanha de dois dias

A entrega de diplomas e certificados é o momento final da formação no Centro Qualifica da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos

Trinta e três adultos receberam os diplomas de RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências - Escolar e 135 os certificados dos cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA), que frequentaram no ano letivo 2023/2024, no Centro Qualifica da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos (EPADRV).

Entre os que completaram o RVCC foram oito os que concluíram o nível básico, com equivalência ao 9º ano, e 25 o nível secundário, correspondendo ao 12º ano. Estes são maioritariamente naturais da zona de Vagos.

Frequentaram os cursos de PLA pessoas migrantes em Portugal, sendo que a EPADRV certificou os adultos com os níveis A1+A2 (utilizador elementar) e com o nível B1 (utilizador independente). Também, receberam certificados 13 adultos que frequentaram uma turma de formação modular certificada de “Inglês Iniciação” (UFCD CLC_LEI_1).

O Programa Qualifica foi lançado em 2017 estabelecendo como prioridade a «revitalização da educação e formação de adultos em Portugal, com o objetivo principal de corrigir o atraso estrutural do país ao nível das qualificações da população em idade adulta».

No encontro da passada sexta-feira, no Centro de Educação e Recreio de Vagos, a escola reconheceu «todo o percurso sócio-escolar, o trabalho dedicado que cidadãos, profissionais de várias áreas, fizeram, alicerçado nas aprendizagens realizadas e nas competências adquiridas ao longo da vida». Foram meses de formação e a escola reconhece, ainda, o «sacrifício de vivências pessoais e familiares, para ampliarem as suas qualificações, que, muitas vezes, são sinónimo de evolução na carreira profissional e no projeto de vida». Precisamente, a sessão no Centro Qualifica da EPADRV é um momento de honrar publicamente o trabalho dos adultos formandos, técnicos e dos formadores que «desenvolvem um trabalho notável para ajudar a qualificar Portugal».

São parceiros da EPADRV a Câmara de Vagos, a Misericórdia, a Cooperativa Agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos (CALCOB), as juntas de freguesia de Vagos e Santo António, da Gafanha da Boa Hora, Ponte de Vagos e Santa Catarina e de Soza.

Na cerimónia participaram o presidente e o vice-presidente da Câmara, João Paulo de Sousa Gonçalves e Pedro Miguel Carvalhais Bento; a chefe da Divisão de Acompanhamento dos Centros Qualifica da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Maria João Alves: a Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira; a presidente do Conselho Geral da EPADRV, Carla Reis e o diretor da escola, Paulo Alves; a coordenadora do Centro Qualifica da EPADRV, Cláudia Melo; a coordenadora geral da Santa Casa, Sónia Ribeiro: a coordenadora do Departamento de Formação da CALCOB, Elisa Ventura e os presidentes das juntas de freguesia de Vagos e Santo António, da Gafanha da Boa Hora e de Soza, Fernando Julião, Arlindo das Neves e Nelson Cheganças, respetivamente.

Dezembro 3, 2024 . 07:56

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right