Última Hora
Pub

Ateliê Fogaceiras regressa ao trabalho na próxima terça-feira

Todos os anos são produzidas manualmente cerca de 800 bandeiras de papel de prata destinadas a enfeitar as fogaças da festa tradicional de Santa Maria da Feira

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira volta a desafiar a comunidade a fazer parte da construção da Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de janeiro, através da participação no Ateliê Fogaceiras, onde todos os anos são renovados manualmente os elementos decorativos da festividade. Abrirá as suas portas no próximo dia 10, no Imaginarius Centro de Criação (ICC), com a participação dos voluntários habituais.

«Todos os feirenses são bem--vindos a esta missão de salvaguarda e renovação de um património que marca a identidade do território feirense», sublinhou a autarquia.

O Ateliê Fogaceiras vai funcionar no ICC (antigo matadouro municipal) em dois períodos: de 10 a 20 deste mês e de 6 a 17 de janeiro, sempre das 9 às 17 horas, sendo que cada voluntário fará a melhor gestão do tempo disponível para participação nesta atividade.

As inscrições devem ser formalizadas “online”, através do link https://shorturl.at/Q5NdT. Para mais informações, os interessados devem contactar através do telefone 256 370 814 (chamada para a rede fixa nacional) ou do e-mail cultura @cm-feira.pt.

Todos os anos são produzidas manualmente cerca de 800 bandeiras de papel de prata, de diferentes cores e com recortes que nos remetem para as muralhas do Castelo da Feira, destinadas sobretudo a enfeitar as fogaças que as meninas transportam à cabeça em cerca de 300 tabuleiros de madeira, também eles adornados de forma manual para utilização no Cortejo Cívico e na tradicional Procissão das Fogaceiras.

O processo de criação destes elementos é, aparentemente, simples, mas requer sensibilidade e minúcia na utilização manual dos materiais (tesoura, papel, cola e lixa), de forma a que o resultado final garanta um ambiente festivo, mas harmonioso, no centro histórico da cidade, onde se concentra uma enorme multidão a cada 20 de janeiro para ver as fogaceiras passar.

A organização de materiais do Cantinho da Fogaceira é outra das tarefas a executar pelos voluntários, sob a orientação de colaboradores da câmara municipal, que há vários anos asseguram esta missão com o apoio de voluntários da Bolsa de Voluntariado e, mais recentemente, de gente da comunidade que revele gosto pelas artes manuais e pelas tradições da sua terra.

À semelhança de anos anteriores, o município de Santa Maria da Feira assegura as refeições, na cantina municipal, a todos os participantes que dediquem dias completos ao ateliê, para além de garantir seguro de acidentes pessoais.

Dezembro 4, 2024 . 12:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right