Nova Agrovouga atrai cerca de 100 mil pessoas ao Parque de Exposições
De 15 a 24 de novembro, com a realização da quinta edição da Nova Agrovouga, Aveiro esteve «no epicentro» do agronegócio e da promoção do que melhor se produz na zona Centro, assim como na valorização dos produtos locais e dos serviços do ecossistema do setor agrícola.
Organizado pela câmara municipal, o evento, que contou as presenças dos ministros da Agricultura e da Cultura, José Manuel Fernandes e Dalila Rodrigues, respetivamente, e do secretário de Estado da Agricultura, João Moura, cimentou a sua posição de «maior feira agrícola e pecuária da região, continuando a aposta numa versão alargada de dez dias», que a autarquia aveirense manterá em 2025.
Atraiu cerca de 100 mil pessoas ao Parque de Exposições de Aveiro, com destaque para as cerca de 2.700 crianças dos vários estabelecimentos de ensino do município, que, de 18 a 22 de novembro, descobriram os encantos da Quinta Pedagógica, do arborismo e da floresta, e do ciclo do leite, também no quadro da promoção da raça bovina autóctone Marinhoa.
Na edição deste ano da Nova Agrovouga, miúdos e graúdos ainda tiveram a oportunidade de descobrir «os encantos da tecnologia aliada à agricultura e do mundo equestre», com sessões de batismo a cavalo e “workshops” da nobre arte de ferrador.
A gastronomia e os produtos regionais também estiveram em destaque, nomeadamente a carne Marinhoa, o leitão, vinhos e espumantes da Região da Bairrada, os produtos do mar e da Ria de Aveiro, sem esquecer os ovos moles.
Novidade desta quinta edição, a componente técnica cumpriu-se com debates e conferências sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento do território. Também com a celebração do primeiro aniversário do Clube de Produtores Florestais da The Navigator Company.
Foi ainda promovida a “Palestra sobre a Floresta da Região do AgroVouga”, com organização da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, enquanto o turismo equestre foi tema de um seminário, no dia 22 de novembro, que reuniu agentes da fileira do cavalo e do turismo na partilha de experiências e desafios, com o objetivo de criar um produto de valor, que afirme Portugal como «um destino de excelência de turismo equestre».
A Nova Agrovouga 2024 «foi um evento muito especial que integrou a programação de Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura», sublinhou a câmara, em comunicado, deixando «um agradecimento a todos os expositores e parceiros que tornaram possível a edição deste ano». E prometeu «mais novidades, num processo de crescimento contínuo», assumido desde o regresso do evento em 2019.
Concurso da Raça Marinhoa
A Raça Marinhoa realizou o seu 27.º Concurso Nacional, no dia 24 de novembro, com a presença de dezenas de animais em exposição e respetivos criadores, «verdadeiros guardiões de uma espécie autóctone fantástica da região Centro». Este ano, a Raça Mirandesa foi convidada para participar na exposição de bovinos.
O programa do certame incluiu a Supertaça de Horseball, o concurso de modelo e andamentos, o concurso regional de atrelagem, a taça de equitação de trabalho, espetáculos equestres, o Concurso de Saltos e a Gala Equestre.
A animação foi garantida com espetáculos musicais, “showcookings” e provas de queijos comentadas, com a presença de várias confrarias gastronómicas da região.