«Fechar os olhos, não», pediram ontem as crianças no centro de Aveiro
Em plena crise do clima, quase mil crianças desfilaram, ontem, em Aveiro, pelo ambiente, um contributo para a causa e uma ajuda para a União de Freguesias de Glória e Vera Cruz conseguir o estatuto de “Eco-Freguesia 24/25”, passando a hastear a “Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI”, símbolo de um «inequívoco compromisso com a sustentabilidade». Mas, isso, só saberá em junho do próximo ano, quando forem divulgados os resultados da candidatura da autarquia. «Fechar os olhos, não», gritaram as crianças, ontem, no Rossio, um protesto com sentido, dada a negação de alguns setores da crise climática e a imobilidade individual perante agressões ambientais, falta de separação de resíduos ou usar o chão, rios, o mar, e a Ria de Aveiro como se fossem caixotes de lixo.
Para a União de Freguesias conseguir a bandeira, contribuíram, ontem, os alunos de 36 turmas de quatro estabelecimentos dos agrupamentos de escolas de Aveiro, da Vera Cruz, Barrocas, Glória e Santiago, um apoio para criar «uma comunidade mais sustentável».
São os adultos que poluem, não são as crianças, mas ainda lhes foi pedido para distribuírem folhetos pelas ruas, para sensibilizar as pessoas, adultos, a pararem com as agressões sobre o ambiente e a manter as cidades limpas.
Na Parada da Sustentabilidade de ontem, as crianças disseram não a «fechar os olhos», «beatas e cocó no chão» e outros refrões em canções junto ao palco da estrela de Natal do Rossio.
No mesmo palco, o presidente da União de Freguesias, Fernando Marques, alertou para os «atos que temos de corrigir»; o diretor do agrupamento, Vítor Marques, falou dos atores do nosso futuro, e o vice-presidente da câmara, Rogério Carlos, espera que «transmitam a mensagem aos pais».
A “Eco-Freguesia XXI” é um projeto da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), iniciado em fevereiro de 2024 com fim previsto para o próximo mês de junho, com a atribuição de bandeiras e o desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis.
«Contribui para o cumprimento dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” da Agenda 2030, apresentando-
-se como uma estratégia de sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias com maior qualidade de vida».
Além do programa de ontem, a Glória e Vera Cruz desenvolve outras ações no âmbito desta candidatura, como a instalação de painéis fotovoltaicos, hidroginástica, ginástica para seniores, apoio social, entre outros.