Ilhavense Gonçalo L. Almeida premiado em festival do Porto
O ilhavense Gonçalo L. Almeida, a par com Alexandra Guimarães, venceu a categoria “Working Class Heroes” da edição de 2024 do festival Porto/ Post/Doc, conquistando assim uma bolsa no valor de 75 mil euros destinada à produção do projeto ao longo de dois anos em residência artística na cidade portuense. O filme, “A cidade e os mapas”, será produzido ao longo de dois anos e estreará na edição de 2026 do Porto/Post/Doc.
O júri premiou esta obra «pela corajosa ambição de desvendar os complexos poderes invisíveis que remodelam tanto as nossas vidas quanto a cidade».
«O filme», refere, «é um ato de resistência que traz à tona a consciencialização sobre uma nova classe de trabalhadores explorados na era digital».
O projeto dos dois antigos alunos da Escola Superior Artística do Porto foi um dos três convidados pela organização do certame a apresentar um projeto que reflita sobre as múltiplas faces da classe trabalhadora do Porto.
A 11.ª edição do festival Porto/Post/Doc, festival do cinema real do Porto, realizou-se no final de novembro e girou «em torno de questões fundamentais sobre a Europa e os seus valores democráticos». O evento incluiu várias competições: “Internacional”, “Cinema Falado”, “Cinema Novo”, “Working Class Heroes” e “Transmissão”, «todas refletindo perspetivas contemporâneas sobre a memória e a sociedade através de uma lente política e artística». O prémio na categoria “Working Class Heroes” é o de maior valor financeiro atribuído pelo festival.