Última Hora
Pub

Siza Vieira inaugura hoje obra da Sé

A obra de qualificação do adro da Sé de Aveiro e de construção do monumento evocativo da antiga muralha é inaugurada na manhã de hoje

A obra de qualificação do adro da Sé Catedral e de construção do monumento evocativo da antiga muralha de Aveiro, terminada há poucos dias, tem inauguração marcada para a manhã de hoje, com a presença do autor do projeto, o renomado arquiteto português Álvaro Siza Vieira.

Com um investimento camarário a rondar um milhão de euros, a empreitada executada pela empresa CIMAVE - Construtora e Imobiliária de Aveiro veio reformular toda a área envolvente ao templo religioso, incluindo a qualificação da plataforma rodoviária. Os trabalhos, que implicaram a demolição da pérgula existente na lateral da igreja, permitiram ainda, nas palavras da autarquia, «valorizar a história de Aveiro com a implantação de um monumento evocativo da muralha de Aveiro no local onde existia a Porta do Sol».

O projeto, porém, está longe de ser consensual. Nas últimas semanas ouviram-se várias vozes contestando o monumento instalado no interior da rotunda que faz a interceção da Avenida de Santa Joana, Avenida 25 de Abril, Avenida 5 de Outubro e Rua Batalhão de Caçadores 10, no centro da cidade.

A realização da obra obrigou a vários cortes e condicionamentos de trânsito e de circulação pedonal ao longo dos últimos meses. O trânsito foi totalmente restabelecido no final de novembro.

O município agendou para hoje a cerimónia de inauguração formal da empreitada, com início às 11 horas. Na sessão marcarão presença o presidente da câmara, Ribau Esteves, e o projetista da obra, Siza Vieira, além do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, e do pároco da Glória/Sé de Aveiro, Fausto Oliveira.

Dezembro 8, 2024 . 08:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right