Clube terá de devolver 120.000 euros transferidos pela Câmara de Aveiro
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) reuniu, ontem, em sessão pública, tomando decisões em diversas áreas, incluindo o associativismo, a organização de eventos, a ampliação do acervo cultural do município e projetos de infraestrutura.
A programação de feiras e mercados para o ano de 2025 também foi aprovada na reunião, com o objetivo de fortalecer a economia local e valorizar as tradições culturais de Aveiro. Eventos como Artes no Canal, Feira das Velharias, Feira dos 28 e Artes e Ofícios de Aveiro - Artesanato ao Vivo terão datas fixas ao longo do ano, com edições regulares e especiais para atrair moradores e turistas.
Doação de obra
O executivo aceitou a doação da obra “Pedra Mar I/V”, acompanhada de um molde e oito fotografias digitais da artista francesa Laure Delamotte-Legrand, fruto de sua participação em residências artísticas realizadas em Aveiro, em 2022 e 2023. A obra, produzida no âmbito do programa de cooperação entre Aveiro e Rouen, durante a Temporada Cruzada Portugal-França, será integrada na coleção do Museu da Cidade.
A CMA reconheceu publicamente a importância da doação dessa obra para o enriquecimento cultural e histórico do município, agradecendo aos doadores pela cidadania ativa e generosidade.
Falta de obras na
Casa do Povo de Esgueira
A CMA também optou pela resolução do contrato com a Casa do Povo de Esgueira, relacionado com as obras de requalificação dos balneários, após a não execução das melhorias previstas. O clube será notificado a devolver os 120.000 euros já transferidos e o projeto será retomado com igual financiamento em 2025.
Por fim, a câmara ratificou apoios concedidos no âmbito de subsídios emergentes e não emergentes, refletindo a sua prioridade na ação social. A colaboração com instituições locais e o Instituto da Segurança Social foi destacada como essencial para oferecer respostas rápidas e eficazes às necessidades da população.
Com estas deliberações, a autarquia quis encerrar o ano civil reafirmando o seu compromisso de promover o desenvolvimento integrado do concelho com os olhos postos em 2025.