Lufthansa Technik vai criar 700 postos de trabalho em Santa Maria da Feira
Depois de ter adquirido recentemente um terreno de 230 mil m² no parque industrial Lusopark, em Santa Maria da Feira, a Lufthansa Technik está pronta para iniciar a construção da fábrica de reparação de peças de motores e componentes de aviões, com 54 mil m². A obra arranca em 2026, estando o início da produção previsto para finais de 2027.
Com este investimento cujo valor ainda não se sabe, a companhia pertencente à transportadora aérea alemã Lufthansa vai criar mais de 700 postos de trabalho. Em comunicado, a que o Diário de Aveiro teve acesso, Harald Gloy, diretor de operações, refere que «a Lufthansa Technik tem objetivos de crescimento ambiciosos e queremos continuar a expandir a nossa posição de liderança como líder de mercado global no setor MRO [manutenção, reparação e revisão] no futuro. É por isso que já estamos a começar a ampliar as nossas capacidades, acrescentando localizações estrategicamente importantes à nossa rede global e garantindo assim que podemos continuar a satisfazer, no futuro, as expetativas dos nossos mais de 800 clientes internacionais da melhor forma possível».
«Estamos convencidos que encontrámos o local ideal em Santa Maria da Feira. Algo realmente grande será criado aqui - para a região, para a Lufthansa Technik e para os nossos colaboradores e clientes. Este investimento é também um sinal do compromisso do Grupo Lufthansa com Portugal», sublinha ainda o responsável.
A nota de imprensa destaca, também, que a «cooperação com o Governo português, representado pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), e com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira foi particularmente profícua - ambas as instituições deram um grande apoio à Lufthansa Technik num processo muito intenso».
Para o ministro da Economia, este é «mais um passo para a reindustrialização do nosso país e representa a confiança nas nossas infraestruturas e na nossa mão de obra, especialmente nos nossos engenheiros altamente qualificados do setor da aviação».
Além disso, Pedro Reis também é de opinião - e afirma-o no comunicado - que «estamos no bom caminho para atrair investimento estrangeiro que ajudará a impulsionar a economia portuguesa. Portugal e a Alemanha, em conjunto, através de projetos estratégicos e alianças como esta, podem ajudar a Europa a acelerar o seu crescimento sustentável rumo a um futuro brilhante para as nossas economias e empresas».