Comunidade convidada a integrar Orquestra Improvável de Carnaval
No espírito vibrante e colorido do Carnaval de Estarreja, a comunidade é convidada a participar num espetáculo itinerante e multidisciplinar. Inspirado pelo frenesim carnavalesco e movido pela música, este projeto chama todos a integrar uma Orquestra Improvável. Uma intervenção artística que, segundo nota de imprensa camarária, dará ritmo e alma na abertura de três momentos da edição de 2025: as Marchas Luminosas (26 fevereiro) e os Grandes Corsos (2 e 4 de março).
Sob a condução do coletivo We Tum Tum, uma associação cultural dedicada a transformar música e performance em experiências dinâmicas, esta orquestra nasce de uma residência artística comunitária. Ao longo de oito sessões de criação e experimentação musical, que têm início a 23 de janeiro e terminarão a 26 de fevereiro (ver caixa), os participantes irão explorar novas formas de expressão, integrando percussão e movimento para dar vida a um espetáculo envolvente, que levará a tradição do Carnaval de Estarreja a todos.
Este convite é para todos, de todas as idades, com ou sem experiência. «Queremos trazer para o Carnaval um espetáculo feito pela comunidade e para a comunidade, promovendo a participação ativa e fortalecendo os laços locais», refere a organização - leia-se município e Associação do Carnaval de Estarreja -, acrescentando que «este projeto não é apenas uma performance: é uma celebração de pertença e de identidade, onde cada participante contribuirá para fazer da festividade um momento inesquecível».
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 20, através de preenchimento do formulário bit.ly/orquestra_improvável. As vagas são limitadas a 40 participantes.
Mais informações através do “email” lac.mediacaocultural@ cm-estarreja.pt.
Encontros de criação comunitária
• 23 de janeiro: 19 às 21 horas
• 30 de janeiro: 19 às 21 horas
• 6 de fevereiro: 19 às 21 horas
• 10 de fevereiro: 19 às 21 horas
• 13 de fevereiro: 19 às 21 horas
• 22 de fevereiro: 14 às 17 horas
• 24 de fevereiro: 19 às 21 horas
• 26 de fevereiro: 19 horas até ao final da 1.ª apresentação pública